sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Betinho e seu conjunto

G U I T A R   H E R O    
AGORA PERIODICAMENTE O BLOG DA THE BLUZ TERÁ POSTAGENS SOBRE ALGUNS DOS GRANDES GUITARRISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS QUE FIZERAM HISTÓRIA, E QUE DE ALGUMA FORMA INFLUENCIARAM NOSSO TRABALHO.

Vamos começar com o guitarrista Betinho, o primeiro 'guitar hero' do Rock Brasileiro, pouco conhecido da maioria, em parte por ter deixado a cena secular no início dos anos 60.

Alberto Borges de Barros nasceu em 1918,filho do compositor, cantor e instrumentista baiano, Josué Borges de Barros, o homem que descobriu Cármen Miranda.Seguindo os caminhos do pai, Betinho começou tocando standards de Jazz, MPB, Fox, até descobrir o Rock... 

Betinho gravou o primeiro Rock no Brasil dando destaque para a guitarra elétrica (de corpo sólido), se tratava da lendária Fender Stratocaster, que ele a plugava num amplificador Fender Bandmaster, o que não era pouco tratando-se dos anos 50 no brasil, até por ser um modelo considerado "estranho demais" pra época, o que torna Betinho um de seus célebres pioneiros da Strato, assim como Buddy Holly, Gene Vincent, Ritchie Valens, Dick Dale, Buddy Guy, etc.

A música "Enrolando o Rock" gravado em abril de 1957 nos estúdios da Rádio Record de São Paulo, foi parte da trilha sonora do filme "Absolutamente certo" de Ancelmo Duarte, e assim como "Neurastênico", "O vendedor de laranjas", "Fel", "Moral da história"  foi um dos seus grandes sucessos nos anos 50!

Eu confesso que ao escutar músicas do LP "Calypso Rock" e "Betinho Twist e bossa nova" fiquei estupefato ao ouvir um som com tanta qualidade, e tão fiel ao rock feito nos Estados Unidos nos anos 50 e 60, e melhor sem ser exatamente uma mera cópia, pois Betinho era muito original!

Ainda no início dos anos de 1960 deixou a carreira para levar o evengelho. E nesse ponto um fato interessante pra mim, foi que exatamente desempenhando este ofício, ele esteve aqui em nossa cidade, no bairro São Francisco (a Rua Preta) onde nasci e cresci, para mim uma honrosa 'coincidência', ele até tocou com o guitarrista local, Marcos Santos... eu era apenas uma criança e nem sonhava em tocar guitarra.Betinho faleceu aos 82 anos, em 30 de março de 2000, em Maringá-PR.




Muito obrigado a alguns netos e familiares (Emerson, Gisele, Dede) do grande Betinho por algumas informações sobre a vida dele!

Nossa simples homenagem ao meu grande "vovô" da guitarra", Deus o tenha amigo, levarei eternamente seu timbre e seus solos magníficos em minha alma!

LINK COM MÚSICAS

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

THE BLUZ É RESENHADO NO BLUES EVERYDAY

 Pessoal, confiram a resenha sobre a The Bluz em um dos maiores blogs do Brasil.







http://blueseveryday.blogspot.com/2010/01/bluz-mississipe.html

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CARUARUENSE PREMIADO COMO MELHOR CARTUM NACIONAL

Há muita gente de "destaque" na cidade e em outros lugares por ai afora, que por serem ricos, bonitos, famosos, aparecem em fotos de revistas, jornais, sejam locais ou conhecidos no mundo todo, mas eu acredito e valorizo mais quem realmente merece destaque por fazerem algo por amor a sua arte, com carisma e pensando no seu povo, como um todo e com orgulho da sua terra.E o grande 'personagem' de DESTAQUE dessa postagem é o  artista caruaruense Silvanildo Sill, que foi reconhecido como o melhor na categoria cartunista de 2009!
Trata-se da 26ª edição do Angelo Agostini premiação organizada pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo a AQC-ESP. A entrega de troféus será no dia 27 de fevereiro, a partir das 13 horas, no Senac Lapa Faustolo

O trabalho de Sill já foi comentado há algum tempo em postagens anteriores aqui no blog, e como o blog da The Bluz traz vários assuntos, de tudo que for saudável para os seres humanos, fé, áudio, política, arte, cultura, etc.Mas em especial buscando levar tudo isso de forma que destaque nossa cidade e reigião, mostrando o que o Nordeste brasileiro tem de melhor, ao contrário da imágem de seca, pobresa e analfabetismo que a grande mídia fez questão de passar para o Brasil todos esses anos, parece que inclusive nos deram uma certa trégua nos últimos tempos!

Sill é gente da gente, lá do bairro Caiucá, pertinho da histórica fábrica de chumbo, dos cortumes, cara simple e batalhador, um dos pioneiros no sentido de assumir um perfil Punk Rock Hardcore no anos 80, e arte dele é tudo isso junto e muito mais, PAREBÉNS Sill, vamos construir com arte, (muita fé) e muito trabalho uma cidade, um Pernambuco e um país melhor, menos alienado, alienado pelo descartável e pela corrupção!


Por Joanatan Richard

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

GARANHUNS JAZZ FESTIVAL 2010



                            

















Aguardem mais informações