terça-feira, 30 de março de 2010

GUITAR HERO - LARRY CARLTON

Como anunciei aqui antes, sempre terémos uma postagem com algum grande guitarrista, tendo como prioridade os menos conhecidos do grande público que geralmente não gosta muito de "garimpar" e sim de escutar os mais "manjados" e que estão mais nos holofotes.O guitar hero da postagem anterior foi Betinho, o primeiro guitarrista a gravar um rock em português com guitarra elérica no Brasil em 1957.

Agora trago para vocês outra das minha grandes influências guitarrísticas...   LARRY CARLTON!
 
Nascido em 1948 na California, Carlton deu início a sua carreira ainda nos anos de 1960 influenciado por Wes Montgomery, Barney Kessel e B. B. King, e em 1969 gravou seu LP de estréia, "With A Little Help From My Friends", ao longo de sua carreira tornou-se um grande nome do Jazz Fusion, Rock e Pop. 
Mas além de tocar e cantar em seus própios albuns (excelentes por sinal), Carlton é também conhecido como um dos maiores músicos de estúdio de todos os tempos, tendo várias gravações em discos de sucesso nas décadas de 1970 e '80, gravou com Michael Jackson, Quincy Jones, Joni Mitchel, Billy Joel, etc.
Gravou um disco antológico com Steele Dan com o qual teve seu seu solo na música "Kid Charlemagne" do disco "Royal Scam" considerado o 3º melhor solo de guitarra já gravado na história pela revista Rolling Stone.

Destaco o primeiro disco solo de David Gates do Bread, no qual classifico como um dos melhores discos que já ouvi em minha vida, o solo em "Do you believe He's comin'" que com sua característica inconfundível de ir acrescentando Wah-Wah no desenrolar do solo que  é simplesmente fenomenal, transcendental, uma viagem interior... sem palavras!!!



Nos anos '70 ainda tocava com The Crusaders grupo de Jazz Rock, nos anos seguintes seguiu com vários trabalhos, entre els em parciria com outros grandes guitarristas e exemplo de Lee Ritenour, Steve Lukather, Roben Ford fazendo várias tournes incluindo Japão.

EQUIPAMENTO

Também conhecido como Mister "335" por conta de usar esse modelo de guitarra da Gibson, que lançou seu modelo signature escrito "Mr. 335".

Em seu set up além da ES-335 de 1968, ele tem uma rara Fender Telecaster de 1951, Fender Stratocaster 1963, Les Paul Gold Top 1957 e Valley Arts Guitar edição limitada também com seu nome.
Nos anos '70 usava MXR Distortion+, MXR DynaComp, eco de fita Echoplex e amplificador Fender Princeton Reverb.

Atualmente usa amplificadores Dumble Super Overdrive, Blues Driver Overdrive Boss, DD-3 Digital Delay, pedal de volume ShoBud, Dunlop Cry Baby, mais um sitema inusitado com dois monitores JBL para um sinal de reverb digital dos sends auxiliares de uma mesa Mackie."Desse jeito o som da minha guitarra sai seco do Dumble, e com efeito pelos JBL.É como mixar um canal no estúdio." Segundo ele mesmo definiu.

 Fotos do equipamento: www.larrycarlton.com/gear.html


Por Joanatan Richard

segunda-feira, 29 de março de 2010

CONFIRAM OS NOVOS TALENTOS DA IPOJUKE RECORDS


Muita gente tem um grande talento para compôr, tocar ou cantar mas não sabe ainda como dar os primeiros passos nem como fazer ou lançar seu disco.
Em toda história da música pop podemos encontrar vários produtores fonográficos, caça talentos de grandes gravadoras ou mesmo os propietários de pequenos selos que foram decisivos para dar início a carreira de grandes nomes da música mundial.
Um dos casos mais conhecidos foi o de Elvis Presley na pequena Sun Records de Memphis, ele até então não passava de um ilustre desconhecido e apenas cantava com seu violão para amigos, até entrar no estúdio de Sam Philips que já  havía  gravando os primeiros discos de muitos bluesmen da região, inclusive B.B. King no início dos anos 50, até descobrir Elvis, o resto todos já sabem.

Sei que não estamos mais naquelas décadas passadas quando o mercado fonográfico era completamente diferente de hoje e lucrativo, mas a Ipojuke Records almeja ser em nosso mercado e dentro da nossa realidade, uma opção e apoio para artistas iniciantes que estejam de acordo com seu perfil.

LINK PARA POSTAGEM DA IPOJUKE:
http://ipojukebox.blogspot.com

terça-feira, 23 de março de 2010

FUNDAÇÃO DE CULTURA E NOSSA CENA!

Está acontecendo algo complicado de se entender em nossa cena tratando-se de eventos realizados pela Fundação de Cultura de Caruaru.

Só determinado grupo de Artistas tocam em todos os eventos realizados pela mesma, e isso é justo?

Tudo bem a The Bluz tocou no Natal, mas isso foi usado como argumento para não tocarmos novamente na programação da Semana Santa, até ai tudo bem e nada mais justo e sensato de repartir a bolacha com outros que não se apresentaram ainda nos últimos eventos.
Só que ao conferir a proramação dá pra constatar que são "dois pesos e duas medidas", já que muitos que também apresentaram-se no evento de Natal também estão lá, e estarão em todos os eventos (que pra piorar não são muitos)!

Convido o pessoal da nossa cena cobrar mais, para que os critérios sejam realmente democráticos e que bandas legais e com trabalhos sérios tenham também seu espaço na programação oficial da cidade!

Por Joanatan Richard

sexta-feira, 19 de março de 2010

A conquista do Garanhuns Jazz do Prémio Mestre Salustiano


Tirando o 1º lugar, o Garanhuns Jazz foi o vencedor da categoria municipal (prefeitura de Garanhuns, com o projeto II Garanhuns Jazz Festival), o prêmio foi de R$ 5 mil.Como reconhecimento pelo incentivo ao turismo na região.

UPTOWN BAND & CELSO BLUES BOY
 

Mais uma vez fica o exemplo para outras prefeituras da região o exemplo que quando quer fazer algo desse "nível" se faz!
Vale lembrar a persistência e perseverança do músico e produtor Giovanni Papaléo, que de forma sutil conduzil o evento de forma que agregue não só as atrações internacionais ou os grandes nomes nacionais do gênero, mas também artistas de Pernambuco e de estados vizinhos.
Diante disso nós pernambucanos podemos nos orgulhar, pois acredito que agora somos respeitados como um estado importante para o blues e o jazz, atraindo como já disse cada vez mais o turista que busca música de qualidade.

Tocando o dedo na ferida mais uma vez... caba a outras prefeituras incentivarem mais eventos "JAZZ", que na verdade tratando-se de conceito agrega outros gêneros e subgêneros de qualidade.

Por Joanatan Richard

quinta-feira, 11 de março de 2010

AMANHÃ TEM ROCK e SOLIDARIEDADE NA BOA VISTA I e II



Mais um evento do Rock caruaruense, e este vem a ser mais um que está contribuindo para que a cidade não pare no sentido de diversidade, já que ainda padecemos com os mesmo formatos de eventos públicos... até quando?!
NÃO VAMOS NOS CONTENTAR COM MIGALHAS, PESSOAL, VAMOS JUNTOS COBRAR NOSSO DIREITO A CIDADANIA, CULTURA E LAZER DE QUALIDADE!
Se analizarmos Garanhuns que fica bem pertinho de nós, tem dado o exemplo, vários festivais, vários formatos e que são sucesso há vários anos! 

POR QUE GARANHUNS FAZ E CARUARU NÃO?! 

A propósito o GARANHUNS JAZZ 2010 ficou em 1º lugar com o prémio MESTRE SALUSTIANO, em pleno carnaval fazer um festival desses!
Mas vamos torcer que algum dia um desses festivais do "underground" caruaruense e da região possam crescer de fato e mostrar a cara para o Brasil.

SERVIÇO:

quinta-feira, 4 de março de 2010

VIDEOS THE BLUZ NO GARANHUNS JAZZ FESTIVAL 2010

A passagem da The Bluz foi memorável no Garanhuns Jazz, seja com Greg Wilson, Neil Arnold ou The Bluz e convidados, mais uma grande experiência e mais um passo no currículo da banda caruaruense que segue levando uma messagem de esperança e muita amizade por onde passa.

Greg Wilson & The Bluz  
Palco principal dia 13 de fevereiro de 2010

Filmado por Marcelo Anselmo



Neil Arnold & The Bluz
Com participação de Karl Dixon, Celso Blues Boy, Cida Maria, Tico Santa Cruz, Ferdinando (Urublues), etc.
Polo alternativo Carnajazz no Escritório Bar no dia 14 de fevereiro de 2010

Filmado por Ronaldo César (Blog do Ronaldo César)



The Bluz e Ricardo  
Polo alternativo Carnajazz no Escritório Bar dia 13 de fevereiro de 2010

Filmado por Ayanne

quarta-feira, 3 de março de 2010

REFLEXÃO

Nós vivemos num grande rebuliço, medo de catástrofes naturais, de guerras, corrupção generalizada, inversão de valores, o que é errado passa a ser considerado certo e natural, e o que é correto passa a ser "antiquado e preconceituoso"!

Felizmente, existem muitas pessoas que ainda param pelo menos para refletir um pouco... Será que tudo vai bem, será que as pessoas, eu, você, os artistas de TV, Cinema, Internet estão realmente felizes?Vale a pena perder a Paz por uma emoção passageira, ainda que intensa?!
Na minha experiência pessoal tenho constatado e continuo convicto que não vale trocar, e continuo não querendo trocar minha Paz por outra paz.


A respeito do panfleto acima, trata-se de um convite a refletirmos sobre a partilha justa e ao desapego ao dinheiro (que também podemos incluir a ganância de pessoas influentes na sociedade), a luta contra o egoísmo.
Notar também que nesta companha da Igreja Católica mais uma vez há uma parceria com as igrejas cristãs históricas: Igreja Episcopal Anglicana no Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Objetivo geral da campanha: 
"Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão".

Por Joanatan Richard