terça-feira, 29 de junho de 2010

Mais um publicação sobre a The Bluz em blogs

 CONFIRAM NOVA POSTAGEM SOBRE A THE BLUZ NO BLOG RED BARON

http://www.redbaronbb.blogspot.com

Nossos agradecimentos ao amigo Willy por divulgar a banda!

BALANÇO POSITIVO DE SHOWS EM ARCOVERDE


Foram muito legais as apresentações da The Bluz na (Sexta 25) e de Rodrigo Morcego (domingo dia 27) através da Ipojuke Records no Pólo Multicultural do São João de Arcoverde, voltamos nesta segunda debaixo de muita chuva em nosso estado, rodovias congestionadas e um certo caos... no final chegamos bem, ehehehe.

Agradecemos a todos que compareceram em bom número as duas apresentações, e fazemos especial agradecimento a Fernando, a Gaudêncio, a Prefeitura de Arcoverde, a Renato da Rádio Independente e a Veto (e sua equipe), que é um dos grandes profissionais de sonorização na região mostrando muito profissionalismo e solicitude.

Valeu Arcoverde!

Por Joanatan Richard

sábado, 26 de junho de 2010

PRA QUEM TIRO O CHAPEU

                                    Foto: http://tvibopenews.wordpress.com/2010/06/26/carlos-alberto-de-nobrega-critica

Um fato muito importante na minha opnião marcou a estréia do Programa Raul Gil no SBT hoje a tarde, no quadro Pra quem você tira o Chapeu? Carlos Alberto de Nóbrega da Praça é nossa afirmou que não tira o chapel para as atuais novelas da Globo, que apesar da qualidade profissional e do cast de grandes artistas, os redatores estão afrontando a família fazendo apologia a imoralidade, e que nas entrelinhas , o que os pais e a família constroem em um ano educando os filhos uma cena dessas novelas destroi em um minuto!

Sei que numa sociedade onde a palavra de ordem é "quebrar as regras morais" e inverter os valores e princípios, e considerado piegas e de conservadorismo razinza ou mesmo atentado contra a "liberdade", dizer o contrário, mas fiquei perplexo com tamanha sabedoria demostrada pelo apresentador Carlos Alberto, que após algumas váias perguntou se os pais presentos no auditório não se preocupavam com seus filhos menores... ficou um breve silêncio!
Ele falou da importância de se manter a família e a estrutura familiar na sociedade.

Afinal será que a inversão de valores não está cada vez mais desequilibrada, será que as pessoas que se dizem "livres" estão realmente felizes com essa "tal liberdade" que falam por ai?
Tiro o chapeu para você Carlos Alberto, você mostra que ainda é de uma linhagem de grandes artistas assim como foi seu pai e que infelizmente estão cada vez mais raros, pois muitos em nome do dinheiro acham que tanto faz vender a alma pra Deus ou pro diabo, e tanto faz alienar o nosso povo!
Saibamos separar o falso moralismo (que deve ser denunciado) do que é verdadeiro e ético!

Por Joanatan Richard

quinta-feira, 24 de junho de 2010

IPOJUKE RECORDS APRESENTA

Sexta dia 25 tem The Bluz e no domingo dia 27 é a vez de Rodrigo Morcego no Pólo Multicultural do São João de Arcoverde.
As apresentações tanto da The Bluz quanto a de Rodrigo começam 22:30 h no largo do Colégio Carlos Rios em Arcoverde.

Essa é uma boa oportunidade para curtir essas duas apresentações que já fazem parte da história do Blues Rock em nosso estado.
Vale salientar a boa iniciativa da prefeitura de Arcoverde para uma maior diversidade cultural e espaço para todos os gêneros.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

CARUARU... PÓLOS MULTICULTURAIS OU NOT TO BE?

 
     Foto: http://www.flickr.com/photos/estranha_euforia/3634482820/

Para que os amigos leitores entendam um pouco mais o que vivenciamos com nossos trabalhos na cena da nossa cidade e região de maneira geral em especial neste mês de festa junina, faço uma pequena apresentação do contexto em voga.
  
A CIDADE
Moramos em uma cidade com cerca 350 mil habitantes (e o dobro disso flutuante durante a semana) comércio, indústria e construção civil em ritmo acelerado de desenvolvimento... deixa eu ver... ah...
  
A CULTURA
Quando criança me perguntava, "por que só se escuta muito Forró no tempo das festas de são João (que aqui duram o mês todo)?Vou deixar essa no ar.
Na adolecência quando comecei a descobrir que não queria ser o mesmo que tanta gente daqui nem a mentalidade geral, senti o peso de ser "diferente" de não seguir o "padrão" ou a "tradição"...

AS BANDAS E O ESPAÇO "SIDERAL"
Em algumas outras cidades do nosso estado por exemplo, outros artistas de outros gêneros terão seu espaço em palcos multiculturais.
Coincidência ou ironia, a The Bluz (dia 25 de junho) assim como a Sangue de Barro (dia 23 de junho) nos apresentamos esta semana nos polo multiculturais de Arcoverde e Recife respectivamente, logo nos que somos bandas da cidade bem empenhadas na luta pelo espaço para música o ano todo, e não na forma centralizada como vem sendo ao longo de décadas. 
  
A IMPRENSA DURANTE MAIO E JUNHO
Parece que já no mês de maio é lei não abrir espaço para outras culturas que não a "de festas juninas", eu já estava esquecendo do carnaval, que se não fosse o Garanhuns Jazz que como estão vendo é um sucesso consolidado, talvez só teríamos mais espaço no segundo semestre... e olhe lá!

NOSSAS CONQUISTAS
Mas na boa?Quem pode mais que Deus e nossa força de vontade e luta?
Estamos seguindo firmes...

Agradecemos a todas as pessoas devários lugares de todo o Brasil de onde temos sempre nos apresentado!

Por Joanatan Richard

 





domingo, 20 de junho de 2010

PROFISSÃO DE MÚSICO PODERIA CAUSAR DANOS AS PESSOAS?

Vamos refletir sobre esse assunto que se olharmos pelo bom senso e pela lógica é muito absurdo, não dá para concordar jamais com esse tipo de burocracia em nosso país, já é difícil ser artista e sobreviver dignamente através da música aqui no Brasil, agora com esses caras brincando de "polícia e bandido" conosco... paciência... 
Mostrem-nos algum benefício que recebemos aqui em Pernambuco por exemplo!

Arte ou profissão (eles questionam para nos convencerem que temos que ingoliri isso)
Eu respondo Arte e profissão, porém deve ser facultativo não uma dura imposição como fazem muitas vezes!

Está na lei?
Pois essa lei que faz dessa autarquia ainda está atuando contra a manifestação livre da arte musical popular é mais um equívoco em nossa constituição, agora estamos no século XXI da licensa com essa imposição!

A arte é uma livre forma de expressão, e quem tem o pleno poder de escolher o que ou quem ouvir é o público!

Temos os conselhos regionais e nacionais de Medicina, Odontologia, Advocacia que ai sim podem colocar a saúde ou a dignidade das pessoas em algum risco, então tem que regulamentar e até colocar restrições e limites, mas a música, sobretodo a música popular?! 
Vamos acabar com isso...


Por Joanatan Richard
 

LEIAM MAIS SOBRE E REFLITAM SOBRE O ASSUNTO
 
Ordem dos Músicos Brasileiros (OMB) e a União não podem exigir registro para o exercício da profissão de músico. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, com base em parecer da Procuradoria Regional da República da 3ª Região, confirmou decisão de primeira instância com o mesmo entendimento. Cabe recurso.A Ação Civil Pública foi movida pelo Ministério Público Federal. A primeira instância fixou multa de R$ 5 mil para cada caso de descumprimento da decisão. A OMB recorreu. O TRF-3 confirmou o entendimento da primeira instância.Segundo o TRF-3, não se deve exigir o registro na OMB “de todo e qualquer músico para o exercício da profissão, mas apenas dos que estão sujeitos à formação acadêmica sob controle e fiscalização do Ministério da Educação, e que atuam em áreas nas quais a aferição da habilitação técnica e formação específica seja imprescindível”. O TRF-3 afirmou que esse não é o caso de músicas que tocam em bares, restaurantes e festas, entre outros. Nesses casos, não se desempenha atividade sob controle e fiscalização do órgão profissional.O tribunal lembrou, por fim, não haver risco social no exercício da profissão de músico por pessoa dotada de talento, ainda que sem formação acadêmica, a ponto de justificar a exigência de escolaridade própria, registro profissional e controle da atividade pela OMB.Em seu parecer, o procurador regional da República Alcides Telles Júnior havia opinado pela manutenção da decisão de primeira instância. Para ele, a exigência de registro atenta contra princípios constitucionais tais como o da liberdade de expressão. Além disso, segundo o parecer, não há “nexo sustentável entre o registro pretendido e o exercício da atividade musical, ainda que em instância profissional”. Representou o MPF na sessão da 3ª Turma, que julgou o caso, a procuradora regional da República Alice Kanaan. Com informações da Assessoria de Imprensa do MPF de São Paulo
numero do processo:2005.61.15.001047-2


FONTE: BLOG MEU PALCO

terça-feira, 15 de junho de 2010

CRÔNICAS NO ORKUT? OU DO ORKUT PARA O BLOG?

                                     The Bluz e Tico Santa Cruz no Garanhuns Jazz 2010
Recentemente na comunidade Caruaru Rock do Orkut surgiu um tópico sobre quem curte Blues, nada demais... porém para uma cidade em que esse gênero ainda é um mero desconhecido, é de chamar a atenção, sobretudo quando pedem cada vez mais que aconteça um festival de Blues aqui!
Esse dia pode chegar, apesar da cidade estar em pleno desnvolvimento ainda respira coronelismo e provincianismo, isso talvez não aconteça a curto prazo, apesar de alguns bons shows de grandes bluesmen brasileiros já terem acontecido aqui por iniciativa da The Bluz, gerando bons intercâmbios boas amizades!

Mas como será que pensam nossos administradores?

É bom lembrar sempre que quando queremos fazemos nossa cidade e região acontecer e "crescer" o fazemos, vejam um dos comentários da imprensa nacional sobra a The Bluz no Garanhuns Jazz por exemplo:
"Carnaval em Garanhuns vai rolar em ritmo de Blues e Jazz, com o Garanhuns Jazz Festival 2010 que vem com uma programação bem legal misturando grandes nomes do Blues e Jazz Brasileiro com destaque para Celso Blues Boy, a uma moçada de fora com destaque para Magic Slim e bandas do circuito pernambucano como a The Bluz."
FONTE: http://bacurau.com.br/2010/02/programacao-completa-garanhuns-jazz-2010/ 

Por que os "homens da política" as vezes fecham os olhos para novas sacadas?!
Talvez a maioria não se interesse em boas sacadas (que façam o povo ser menos alienado) e boa sacada para a maioria seja outro tipo de sacada, e coisas afins de interesses própios.

Mas concluindo o tema sugerido no título da postagem segue o comentário do Orkut:

"O Blues é a essência que revolucionou a música "pop" internacional de uma forma geral, pois a guitarra foi um dos grandes focos e ferramentas de maior visibilidade tratando-se do Rock, e o Rock foi influência marcante em outros gêneros no mundo todo, mas de onde veio essa tal guitarra incendiária, suja e agressiva do ROCK?
Se respondeu do Blues acertou!

Vários fatores, culturais, sociais e econômicos contribuíram para o povo afroa-mericano chegar ao ponto certo na forma de tocar e como fazer soar o som da guitarra eletrica (assim como o canto e outros instrumentos), de se expressar, e o outro ingrediente é que muitos vinham das igrejas e trouxeram a influência do Gospel (P.S.: Gospel não é o rótulo que se usa hoje por ai, e sim uma música cristã feita pelo povo afro-americano no fim do século 19), ou seja, todo um jeito expontâneo e expressivo de passar sentimentos e história de vida, e claro alegria e descontração."

Abraço e Paz a todos

Contato para shows, produções fonográficas, gravações, geração de ISRC.
MSN: joanatanrichard@hotmail.com
E-mail: jobluzrich@yahoo.com.br

Por Joanatan Richard



quinta-feira, 10 de junho de 2010

PRODUÇÃO E DIREÇÃO NO ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO

Importância da produção 
Muitas vezes o estúdio de gravação pode parecer um labirinto sem saída para principalmente quem nunca gravou antes, nesse caso a presença de um produtor/diretor faz toda a diferença.
Mas, mesmo músicos lendários e experientes preferem contar com um produtor, pois o que seria dos Beatles sem George Martin, Jimi Hendrix sem Eddie Kramer, U2 sem Steve Lillywhite, Daniel Lanois e Brian Eno?
Imaginem Os Mutantes, Caetano Velozo, Gil, Gal Costa e o movimento da Tropicália sem o maestro Rogério Duprat e Manoel Barenbein ou mesmo algumas bandas do Pop nacional e da MPB atual sem um Tom Capone, Pena Schmidt, Liminha?!
                                   O "velho" George Martin por trás... de olho no serviço!


Mas e o custo final do projeto?!
Muitas vezes bandas ou cantores em geral evitam incluir o "produtor" no orçamento da gravação (que muitas vezes já é restrito e bem limitado) como forma de economia, porém como diz o ditado as vezes "o barato pode sair caro", já conheci casos em que bandas resolveram encarar a produção que inclui diga-se de passagem: Arranjos, escolha do melhor repertório, análize de letras, as melhores tonalidades, melhores timbres, além de obter a melhor performance, interpretação dos músicos envolvidos, etc.
E muitas vezes mais que todos esses elementos somados a concepção e visão do produtor farão toda a diferença, e mesmo quando a banda já tem essa concepção amadurecida o produtor vai faze-la aparecer mais ainda com todos os meios possíveis!

                                 Produtor Joanatan e o compositor Gundo durante gravação

sexta-feira, 4 de junho de 2010

THE BLUZ e THE BLUZBLOG

Por motivos maiores devem ter notado uma certa desatualização em nosso blog, porém estamos de volta! 
Assim como a The Bluz também tem algumas novidades, e por mais que nossos admiradores, simpatizantes e amigos não acreditarem mais que o nosso CD está para ser prensado, ele vai sim e  estamos trabalhando para novos projetos para o 2º semestre, inclusive a volta do projeto Blues e Derivados. 
Em breve escutem um jingle que gravamos para a Rádio Caruaru FM recentemente... O jingle é sobre futebol e foi feito para um programa sobre a copa que vai rolar na rádio este mês.