sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Betinho e seu conjunto

G U I T A R   H E R O    
AGORA PERIODICAMENTE O BLOG DA THE BLUZ TERÁ POSTAGENS SOBRE ALGUNS DOS GRANDES GUITARRISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS QUE FIZERAM HISTÓRIA, E QUE DE ALGUMA FORMA INFLUENCIARAM NOSSO TRABALHO.

Vamos começar com o guitarrista Betinho, o primeiro 'guitar hero' do Rock Brasileiro, pouco conhecido da maioria, em parte por ter deixado a cena secular no início dos anos 60.

Alberto Borges de Barros nasceu em 1918,filho do compositor, cantor e instrumentista baiano, Josué Borges de Barros, o homem que descobriu Cármen Miranda.Seguindo os caminhos do pai, Betinho começou tocando standards de Jazz, MPB, Fox, até descobrir o Rock... 

Betinho gravou o primeiro Rock no Brasil dando destaque para a guitarra elétrica (de corpo sólido), se tratava da lendária Fender Stratocaster, que ele a plugava num amplificador Fender Bandmaster, o que não era pouco tratando-se dos anos 50 no brasil, até por ser um modelo considerado "estranho demais" pra época, o que torna Betinho um de seus célebres pioneiros da Strato, assim como Buddy Holly, Gene Vincent, Ritchie Valens, Dick Dale, Buddy Guy, etc.

A música "Enrolando o Rock" gravado em abril de 1957 nos estúdios da Rádio Record de São Paulo, foi parte da trilha sonora do filme "Absolutamente certo" de Ancelmo Duarte, e assim como "Neurastênico", "O vendedor de laranjas", "Fel", "Moral da história"  foi um dos seus grandes sucessos nos anos 50!

Eu confesso que ao escutar músicas do LP "Calypso Rock" e "Betinho Twist e bossa nova" fiquei estupefato ao ouvir um som com tanta qualidade, e tão fiel ao rock feito nos Estados Unidos nos anos 50 e 60, e melhor sem ser exatamente uma mera cópia, pois Betinho era muito original!

Ainda no início dos anos de 1960 deixou a carreira para levar o evengelho. E nesse ponto um fato interessante pra mim, foi que exatamente desempenhando este ofício, ele esteve aqui em nossa cidade, no bairro São Francisco (a Rua Preta) onde nasci e cresci, para mim uma honrosa 'coincidência', ele até tocou com o guitarrista local, Marcos Santos... eu era apenas uma criança e nem sonhava em tocar guitarra.Betinho faleceu aos 82 anos, em 30 de março de 2000, em Maringá-PR.




Muito obrigado a alguns netos e familiares (Emerson, Gisele, Dede) do grande Betinho por algumas informações sobre a vida dele!

Nossa simples homenagem ao meu grande "vovô" da guitarra", Deus o tenha amigo, levarei eternamente seu timbre e seus solos magníficos em minha alma!

LINK COM MÚSICAS

Um comentário: