terça-feira, 22 de março de 2011

GUITAR HERO: SCOTTY MOORE

O guitarrista de Elvis
Para quem não conhece, não faz a mínima idéia da importância desse senhor que podemos ver nos vídeos abaixo, trata-se de um dos caras que ajudaram a moldar a história do Rock 'n' Roll através de seus riffs e solos de guitarra pasando direto pelo seu amplificador Ray Butts Echophonic de 25 watts.
Scotty inclusive empresariou Elvis e o ajudou bastante no início de sua carreira, nasprimeiras gravações no estúdio da Sun e ajudou a criar uma base forte e segura junto com Bill Black (Baixo) e D. J. Fontana (Bateria).
Bem, um cara com tanta história assim, se for compartilhar aqui, não haveria espaço pra tanta informação, o que quero é deixar minha breve homenagem a minha primeira grande influência na guitarra!

Eu sequer sabia quem era o tal guitarrista

Sinceramente, primeiramente porque Deus assim permitiu, mas se não fosse por eu ter comprado um mero LP coletânea de Elvis Presley no final de 1989 e ter escutado e sido arrebatado pela versão explosiva de Blues suede shoes, que abria o disco Elvis 50th Anniversary, eu talvez não tivesse trilhado os caminhos da guitarra!
Do LP citado as seguintes faixas são influência decisivas para qualquer iniciante no assunto (além da já citada): Jailhouse Rock - King Creole - Tutti Frutti (You're So Square) - Baby I Don't Care...


                                        DEIXANDO SUA MARCA NO GUITAR CENTER'S ROCKWALK
                                         Scotty and Keith no Levom Helm's Studio em NY

No primeiro video, Scotty Moore mostra ao guitarrista Deke Dickerson sua maneira de tocar outro grande clássico da Sun Records I'm Left, You're Right, She's Gone! com a guitarra ligada num amplificador Ray Butts com bastante echo.


Já no segundo video Scotty ao vivo com Eric Clapton 



Neste último Scotty ao vivo com o própio Elvis em programa de TV em 1956, em plena juventude, arrebentando!



Confiram muito mais no link (SOURCE): http://www.scottymoore.net/history.html

Por Jonathan Richard











          
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário