quarta-feira, 18 de maio de 2011

DISSECANDO O CD MISSISSIPPE: Parte II - CONTINUAÇÃO


MississiPE: Composta para ser a faixa título do trabalho, com forte influência de Muddy Waters mas com uma introdução fincada nas raízes moura/árabe que permeiam a música nordestina, especialmente pernambucana.
A música conta com as participações de Giovanni Papaléo na bateria e de Marcelo Naves na gaita.
As gravações foram feitas em três diferentes estúdios, Bateria no estúdio Firma (Recife), gaita no Oversonic (São José dos Campos) e demais instrumentos no Martins Studio (Caruaru).Uma verdadeiro intercâmbio musical!
O que chamou a atenção de alguns, foi o fato de eu ter gravado minha parte com um violão Tonante de bocas em "f".

Questions: Influência nítida do Rock inglês dos anos 60, especialmente Yardbirds, uma das minhas bandas preferidas!
Quem conhece do assunto pode notar "ecos" de "Heart Full of Soul", "Evil hearted you" e "You're a Better Man Than I", todas da fase com Jeff Beck.
Usei a Tagima Telecaster 505 e o Super Overdrive direto no plugin Guitar Rig, não tinha em mãos o mesmo Fuzz usado por Jeff naquela época, até por está longe de ser minha intenção fazer soar como uma cópia.
Lancaster gravou os riffs e o último solo* com o mesmo set, a Fender Telecaster, Distortion e ampli Fender hot Rod.
*Errata, na ficha técnica do disco, consta com Lancaster ter feito o 1º solo, mas na verdade eu que fiz.

Guests Blues: Essa começou por uma texto escrita por Jarbas, eu coloquei a música partindo de um riff que havia criado pensando no som dos Rolling Stones, com fragmentos de Country e Blues, resultando no que vocês já sabem.
A Fender Strato, o Super Overdrive e o amplificador MG Music Double Deluxe mais uma vez fizeram as honras da casa.
Bem, nessa talvez encaixe a clássica frase: It's only Rock 'n' Roll... but I like it!

Bêbados: Mais uma em português, e que eu particularmente não pensava em gravar, mas Jarbas (o menino do baixo) me convenceu.
Depois de gravada, algumas pessoas comentaram que ela soa como uma espécie de afronta a quem bebe da 'água que passarinho não bebe'!
Na verdade, esse letra surgiu numa fase que na rua onde eu morava com meus pais, haviam três botecos (atualmente o local está revitalizado), e eu ficava observando vários caras caídos nas calçadas, se autodestruindo e muitos concequentemente morreram no decorrer daquele período.
Essa traz como convidado, o guitarrista Rodrigo Morcego, que levou uma Fender Squier Strato com captação Tex-Mex para a gravação, tanto ele quanto eu gravamos com o plugin Guitar Rig e eu usei novamente a Telecaster Tagima.
Acredito que chegamos a algo parecido com um blues de Chicago com jeito brasileiro.

Love goes on paths of life: A estória dessa é bem interessante, em 2002 conhecemos o pessoal da banda Eterna de São Paulo, e nessa ocoasião estávamos na temporada de shows da The Bluz em SP, ficamos alguns dias na casa de Danilo Lopes, o então baterista e co-fundador da banda. Lá ele me convidou para compormos algo juntos, achei algo demais, por ele já ser um músico com mais bagagem e até reconhecimento na mídia especializada.Então ele compôs a melodia da estrofe e eu terminei o resto.
Essa foi gravada com a Tagima Tele 505 e os amplificadores do plugin, especificamente busquei um som de Fuzz mais uma vez rementendo ao estilo britânico e mais pesado, Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, Jeff Beck, etc.
                                                    De baixo pra cima: Eu, Paulo Jr., Danilo e Jarbas

Dry bones: Inspirada de uma passagem bíblica do livro de Daniel, essa foi o mais próximo que chegamos do Jazz, eu estava ouvindo bastante George Benson, Miles Davies, Charlie Christian, Dizzy Gillespie... Sem contar que o trabalho de Django Reinhardt foi uma das minhas primeiras escolas.Acho que tem um pouco de tudo isso junto no mesmo caldeirão, com pitadas de Blues e Rock.
Gravei com uma guitarra Giannini acústica tipo ES-175, usando também o amplificador virtual da Guitar Rig.


Espero que tenham gostado, e por favor comentem, perguntem o quanto quiserem!

Por Jonathan Richard

Nenhum comentário:

Postar um comentário