quarta-feira, 18 de novembro de 2009

POR QUE CONTRATAR UM PRODUTOR MUSICAL?




Há muito que você compõe e ensáia com sua banda, ou mesmo sozinho com seu violão, teclado, bateria, ou sei lá o que mais, mas não sabe qual o primeiro passo para gravar suas músicas.




Mas aonde entra a pessoa do produtor musical, qual sua real importância? 
Já foi postado aqui a importância de um bom técnico de som no estúdio na hora da gravação, já no caso do produtor uma das principais responsabilidades é supervisionar se cada elemento na música, se os arranjos soam bem, se soam coerentes com tudo que a música realmente precisa, se não há excessos, ou mesmo se falta algo relevante que ainda precise ser acrescentado.
Sempre levando em consideração a satisfação do artista, músico, banda ou grupo que está sendo gravado, atingindo o perfil idealizado pelo artista dando a "cara" ao seu disco, há casos que o produtor vai além, convensendo o artista até mesmo a mudar para melhor o conceito geral e o perfil do album.

Escolhendo o estúdio
O produtor pode ser decisivo na hora de escolher um estúdio que melhor se encaixe no perfil do trabalho, e também no bolso do artista, mas talvez o fator mais importante seja o bom relacionamento entre todos os enlvolvidos no trabalho, o clima de confiança, respeito, cumplicidade fazem grande diferença já que o produtor em geral faz além da direção da banda, a direção do técnico levando sempre a gravação no caminho da melhor sonoridade, e mais que sonoridade o conceito do disco, que é imprecindível para forjar o perfil do artista em meio a tantos "clones de clones" existentes no mercado.
Sendo assim, percebemos que não basta só o lado técnico, nem mesmo o maior e mais bem equipado estúdio da cidade se os fatores citados acima não forem colocados em prática, assim como também ter um grande técnico de som em ação certificando-se que buscará o som almejado de acordo com cada estilo.

O conteúdo 
No mais a qualidade da obra vai depender da arte, boas composições, boa concepção, bons intérpretes, bons músicos e que acima de tudo estejam preparados para o estúdio, e por falar em músicos, saibam que nem sempre quem tem "muita" velocidade ou "muita" técnica ao executar um instrumento é o mais indicado para gravação, já que criatividade, personalidade, muita inspiração, originalidade.E por que não dizer atitude? Com certeza tudo isso conta muito mais, indubitavelmente!



Enfim, é sempre mais seguro fazer um trabalho com alguém que tenha experiência no assunto, dando uma certeza a mais de que ao fim das contas o artista vai acabar até economizando mais por não ter dado o passo errado no estúdio, chegando até mesmo colocado o trabalho a perder em alguns casos.


Dica preciosa: Não esqueça de negociar sempre melhores valores, forma de pagamento e pacotes com o produtor e o estúdio, mas cuidado pra não exagerar na pechincha(eheheh).





4 comentários:

  1. Gostaria que cpnhecesse nosso portal, onde temos noticias também sobre musica e musicos, www.agenciademusicos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por visitar nosso blog... vou conferir o portal.

    ResponderExcluir
  3. O Produtor na minha opnião antes de tudo precisa gostar do estilo que ta produzindo a energia que ira rolar entre ele e a banda com certeza sera muito maior. Vejo muita gente hoje se dizendo produtor e apenas conhece um universo ao contrario do meu amigo Jonathan que respirar o estilo que se proponhe a produzir realmente nasceu pra ser um grande produtor de musica inglesa e norte americana. E tem um detalhe apesar de ser um estilo completamente diferente o regional nosso o forro pe de serra, o Baião do Luiz Gonzaga ele conhece muito bem. pois como eu fomos criados ouvindo de tudo mais principalmente o regional. Eu que o diga por ser filho de sanfoneiro (Mestre Camarão)ouvia e recebia visitas dos principais musicos e artistas de forro nacional. Mesmo assim no meu quarto rolava PINK FLOYD, GENESIS,JACK PASTORIUS e mais (risos) Que mistura interessante. por isso que a nossa cidade e tão cheia de grandes talentos e um deles sem duvidas e o JONATHAN. abraço

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelas palavras Thadeu, vc dispensa comentários, rsrsrssr.
    Vc disse tudo tem que amar o que gosta, pois só quem ama de verdade algo é até capaz de fazer até "loucuras" para que algo fique bom de verdade, e acima de tudo original!

    ORIGINAL... Notaram que que com o avanço da tecnologia ficou super barato gravar, aumentando o número de pessoas gravando (até no quarto de casa)... gerando uma superpopulação de "concorrentes", o que obriga o artista moderno a ser cada vez melhor e "original", destacando-se dos demais.Então, ser original... vale conferir a matéria postada relacionada.

    Abraços

    ResponderExcluir