quinta-feira, 21 de julho de 2011

Blues e o que mais?


Ao longo da história da The Bluz, temos nos deparado com muitas situações, comentários, perguntas e curiosidades, muitas delas até sem noção nenhuma.
Uma dessas situações é sobre em qual perfil tentam sempre nos enquadrar, como se estivésemos presos ao universo imaginário do que é o blues, gente, os grandes bluesmen não gostavam de ficar restritos a rótulos!

Ué, mas vocês não são uma banda de blues?
Sim, nossa história até agora tem sido escrita em cima de alguns importantes festivais do gênero no Brasil, mas fazemos um blues rock recheado de vários ingredientes!

A HISTÓRIA DO ROCK
O própio Muddy Waters gravou uma música chamada, "The Blues had a baby and they named Rock 'n Roll".
É preciso lembrar que pra muita gente blues significa apenas uma música de andamento lento, em 12 compassos, mas não é só isso, não é!

















Rotulando
Nas décadas de 20 e 30 algumas das principais gravadoras norte americanas: Okeh, Vocalion, RCA, COLUMBIA, DECCA Paramount, rotulavam os discos de música feita por afro-americanos de "Race Records", depois nos anos 40 o jornalista Jerry Wexler da Billboard passou a chamar "Rhythm & Blues", até que no iníco dos anos 50 o histórico DJ Allan Freed usou o termo "Rock and Roll".

Transformação
Nos anos 50 o blues já tinha sido, se é que podemos dizer assim, adtivado e acelerado (The uptempo beat) e transformado em Rock 'n Roll, sempre adcionado de vários elementos de outras culturas:
. Norte-americanas e européias (Cajun, Zydeco, Folk Ireland, Bluegrass, Hillbilly, Pop)
. Latinas e indígenas (Tex-Mex, Mariachi, Native Americn Music)
. Música Religiosa (Gospel, Spirituals) 

Rock sem Roll
Desde então o blues vem passando por modificações e se adaptando ao jeito peculiar de cada povo e sua região dos USA, ou onde quer que seja tocado e gravado, exemplo disso foi quando nos anos 60 durante a invasão inglesa os britânicos pegaram o blues tradicional e o distorceram mais e mais até praticamente criarem o Heavy Metal a partir do blues... afinal Black Sabbath era uma banda de blues até gravarem seu 1º disco considerado por muitos o 1º disco de Metal da história!
                                           Tony Yommi e Ozzy do Black Sabbath
E Led Zeppelin, Jeff Beck, Jimi Hendrix?
Daí que "ROCK" passou de fato a ser um termo que abrange todos seus derivados e estilos, e perdeu o "ROLL", hoja há uma micelânea de termos e subgêneros.

FIM DE PAPO
Portanto não adianta criar um único rótulo pra gente, ainda mais nós brasileiros que temos tantos elementos que nos destiguem ainda mais!
Você gosta de Rock, Blues, Rockabilly, Gospel, Surf Music, Jazz, Psicodelia?
Então sejam bem vindos ao som da The Bluz... de Caruaru para o mundo com muita intensidade, fé e emoção na veia!!!UAAAHH!!!

Ahh, e não esqueça de comprar nosso CD "MississiPE", OK?

Por Jonathan Richard

Nenhum comentário:

Postar um comentário