quarta-feira, 8 de abril de 2009

MORRE TAVARES DA GAITA!

TAVARES DA GAITA


Morre aos 84 anos, o grande gaitista Tavares da Gaita, já que há alguns dias estava em coma, devido a um AVC seguido de Pneumonia e uma infecção generalizada. Que Deus o tenha!


Nosso muito obrigado por toda simpatia e simplicidade, de um dos maiores gaitistas do mundo, a The Bluz agradece pelas vezes que estivemos no mesmo palco unidos pela música, assim como pelo carinho recebido sempre em sua casa!

Joanatan Richard, Jefferson Gonçalves e Tavares!





José Tavares da Silva, mais conhecido como Tavares da Gaita, nascido em Taquaritinga do Norte, 10 de Março de 1925 foi compositor, percussionista, gaitista e desenhista brasileiro.
Quando criança já participava de bandas de
forró, tocando triângulo, reco-reco e ganzá. Trabalhou como alfaiate, sapateiro e marceneiro, mas teve contato com instrumentos musicais desde criança. Viveu a infância em sua cidade natal, fixando-se em Caruaru a partir de 1957.
Ficou conhecido como Tavares da Gaita na década de
1970, quando encontrou uma gaita numa gaveta. Tornou-se um virtuose do instrumento, inventando uma maneira de tocar gaita invertida de modo que ela soasse como um acordeon. Trabalhou numa companhia de teatro mambembe e criou vários instrumentos para a função. Continuou fabricando seus instrumentos e vendendo-os inclusive para o exterior.

2 comentários:

  1. Tavares deixa mais um vazio entre nós, gaitista de uma genialidade impar e um ser humano difícil de encontrar, simples, humilde e de um grande coração.

    Que Deus o tenha!!

    Jefferson Gonçalves

    ResponderExcluir
  2. Pois é Jefferson, quem o conheceu pessoalmente sabe da intensidade de tudo isso que vc escreveu!
    Um dos momentos mais difíceis para a família...

    Acredito que ele já está nos braços de Deus!

    ResponderExcluir