segunda-feira, 13 de abril de 2009

Amplificadores de guitarra feitos no Brasil, nos anos 50 e 60!

No tempo em que ter um amplificador de guitarra importado (Fender, Gibson, Gretsch, Vox, Standel, Danelectro, etc), era ter uma "mosca branca" segundo a gíria, haviam os pioneiros fabricantes no Brasil, estimulados pela explosão do rock 'n' Roll, e consequêntemente da Guitarra elétrica!
A Del Vecchio, Ipame, Giannini, Phelpa, Sonelli, Snake, Palmer... fizeram a alegria de muitas bandas (conjuntos) de Rock Instrumental, Twist, Calypso Rock, Rock 'n' Roll, Hully Gully, etc. E muitas delas sequer saíram do anonimato, bandas da garagem, outras (e outros) estão até hoje no "show business", como é o caso de Roberto Carlos, Renato & seus Blue Caps, Erasmo Carlos, The Jordans, etc.

Um dos grandes nomes na construção de amplificadores de guitarra no Brasil é Carlos Alberto Lopes, conhecido também como "Sossego", em 1960 teve a idéia de escrever para a Fender (através de um amigo que sabia inglês) e pedir o esquema do Fender "Band Master" de 20 Watts, daí, passando a fabricar amplificadores baseados nos "moldes" da Fender!Um dos poucos que tinham um amplificador desses aqui, era o lendário guitarrista Betinho, que havia trazido um direto dos USA.
Outro grande nome envolvido no assunto é Agnaldo de Oliveira, que junto com Alfredo Cavalieri, que juntos fundaram outra histórica empresa fabricante de amplificadores e guitarras, a Phelpa!


DEL VECCHIO
Um dos primeiros construídos no Brasil, possivelmente o primeiro construído em maior escala, a Del Vecchio, já tinha tradição na construção de violões, violas, etc, com a "onda" do Rock, guitarra elétrica, surge o amplificador "Alex", da Del Vecchio.
Del Vecchio Final dos anos 1950







AMPLIFICADORES IPAME

IPAME/GIANNINI - início dos anos 60

10 Watts de saída, alto falante de 10", 2 canais normal e Bright, com volume e tone cada. Um dos primeiros amplificadores fabricados no Brasil, a curiosidade, é que a giannini encomendava da Ipame quando ainda não fabricavam amplificadores.

Fotos do Ipame 1966 são cortesia de Henrique Falcão do Blog: http://valvuladosrs.blogspot.com/

IMPAME 1966




AMPLIFICADORES GIANNINI
FOTOS GENTILMENTE CEDIDAS POR SEU MIGUÉ (Grande especialista no assunto)
http://fotolog.terra.com.br/bomevelho:A

Giannini True Reverber 1966
Fabricado entre 1966-1968 - possui entrada 1 e 2, Brilho, Volume, Agudos, Graves, Reverb, Tremolo - 50 Watts de potência. A Giannini baseou-se no Super Reverb da Fender (de 1965)!

Giannini True Reverber II

Giannini Tremendão II


AMPLIFICADORES PHELPA
Empresa fundada por Agnaldo de Oliveira e Alfredo Cavalieri, em meados dos anos 60, extinta já nos anos 70, deixou a marca na história de amplificadores e guitarras no Brasil.
No filme "Em ritmo de aventura" de 1967, podemos ver a Phelpa nas mãos de Roberto Carlos, nas mãos do seu baixista e do guitarrista (o lendário 'Gato'), que além de suas guitarras e baixo Phelpa, os amplificadores Phelpa!

Phelpa 20W



AMPLIFICADORES SONELLI
A Sonelli foi uma fábrica de instrumentos localizada em Canela/RS, que funcionou de meados da década de 60 até o final da decada de 70, quando se extinguiu devido a um incêndio em suas instalações.

Sonelli Thunderbird 40.4
Caixa 2x12 com falantes novik - 2 canais com volumes independentes, graves agudos, vol. master e 4 entradas - 5 valvulas pré amplificadoras 12ax7, 12au7 E duas 6l6. Tem 40W


AMPLIFICADORES PALMER

Palmer V - 180
Empresa fundada pelo já citado Carlos Alberto (Sossego), esse amplificador foi projetado por ele mesmo, que antes havia projetado os amplificadores Giannini True Reverber, Thunder Sound, Vali-ant, Jet Sound, Tremendão, e o Mini Mighty.

15 comentários:

  1. Olá amigo, vejo que vc postou algumas fotos dos meus equipamentos restaurados da página http://fotolog.terra.com.br/bomevelho:A . Acho legal sua iniciativa contanto que cite ou poste um link com a fonte da fotografia.
    Se não for pedir demais faça isso!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi seu Migué, sim foi, mas lá não constava seu nome, tanto que o outro consta lá, eu o conheço pelo Orkut... MAS SEGUE O PEDIDO DE DESCULPA.
    Vou citar a fonte, e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o teu Blog.
    Se quiser copiar a foto do meu Giannini Tremendão Blackface, esteja à vontade.
    Procure no Orkut a comunidade Amplificadores Valvulados e lá no espaço dos membros, Nando Rocker.
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Nando, vou dar uma sacada!
    Seja sempre bem vindo!

    ResponderExcluir
  5. Olá,belo blog,ótima iniciativa.
    Caso queira fotos de alguns amps www.lukharp2.nafoto.net , www.lukharp.nafoto.net ou lá no orkut lukharp.......pode utilizar-se das fotos.
    Mas eu modifico a maioria dos amps,tem sempre o antes e o depois....Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Cara.. tem que incluir nessa os CS sound
    eu tenho 2 heads deles um de 100 outro de 200 wats sao baseados em marshall. outra coisa é que tenho muito poucas informacoes sobre eles. só sei que o dono da fábrica se chamava carlos, vulgo carlinhos da sound, ou o pessoal confundia com o Carlos Alberto (sossego) abraço

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo seu blog...Eu tenho um Alex mod 1004 e estou restaurando...Será que alguém por aí tem o esquema?...Abraços a todos e até breve....

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu mando depois a foto para vc...Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Gostei desta página, parabéns.
    Falando em amplificadores Palmer, aqui em paulínia, região de Campinas, tem uma loja de antiguidades que tem 4 à venda. Pertenceram a um grupo musical do fim dos anos 70, Tarântulas.

    ResponderExcluir
  10. TENHO UM ALEX ACONCAGUA INTEIRO E PARA BAIXOS VALVULADO SE ALGUEM TIVER INTERESSE ESTA A VENDA,ELE TEM 40 WATS ,OBRIGADO

    ResponderExcluir
  11. tenho um AMPLIFICADOR VALVULADO ACONCAGUA 1963.. Para Contra Baixo! interessados ligar 062 84945092

    ResponderExcluir
  12. Toquei com o true reverb giannini nos anos 60 nos bailes da vida. head room alto. Eu gostava mais dele do que do tremendão..

    ResponderExcluir
  13. muito legal , parte da nossa história....Rock.

    ResponderExcluir