segunda-feira, 13 de abril de 2009

Amplificadores de guitarra feitos no Brasil, nos anos 50 e 60!

No tempo em que ter um amplificador de guitarra importado (Fender, Gibson, Gretsch, Vox, Standel, Danelectro, etc), era ter uma "mosca branca" segundo a gíria, haviam os pioneiros fabricantes no Brasil, estimulados pela explosão do rock 'n' Roll, e consequêntemente da Guitarra elétrica!
A Del Vecchio, Ipame, Giannini, Phelpa, Sonelli, Snake, Palmer... fizeram a alegria de muitas bandas (conjuntos) de Rock Instrumental, Twist, Calypso Rock, Rock 'n' Roll, Hully Gully, etc. E muitas delas sequer saíram do anonimato, bandas da garagem, outras (e outros) estão até hoje no "show business", como é o caso de Roberto Carlos, Renato & seus Blue Caps, Erasmo Carlos, The Jordans, etc.

Um dos grandes nomes na construção de amplificadores de guitarra no Brasil é Carlos Alberto Lopes, conhecido também como "Sossego", em 1960 teve a idéia de escrever para a Fender (através de um amigo que sabia inglês) e pedir o esquema do Fender "Band Master" de 20 Watts, daí, passando a fabricar amplificadores baseados nos "moldes" da Fender!Um dos poucos que tinham um amplificador desses aqui, era o lendário guitarrista Betinho, que havia trazido um direto dos USA.
Outro grande nome envolvido no assunto é Agnaldo de Oliveira, que junto com Alfredo Cavalieri, que juntos fundaram outra histórica empresa fabricante de amplificadores e guitarras, a Phelpa!


DEL VECCHIO
Um dos primeiros construídos no Brasil, possivelmente o primeiro construído em maior escala, a Del Vecchio, já tinha tradição na construção de violões, violas, etc, com a "onda" do Rock, guitarra elétrica, surge o amplificador "Alex", da Del Vecchio.
Del Vecchio Final dos anos 1950







AMPLIFICADORES IPAME

IPAME/GIANNINI - início dos anos 60

10 Watts de saída, alto falante de 10", 2 canais normal e Bright, com volume e tone cada. Um dos primeiros amplificadores fabricados no Brasil, a curiosidade, é que a giannini encomendava da Ipame quando ainda não fabricavam amplificadores.

Fotos do Ipame 1966 são cortesia de Henrique Falcão do Blog: http://valvuladosrs.blogspot.com/

IMPAME 1966




AMPLIFICADORES GIANNINI
FOTOS GENTILMENTE CEDIDAS POR SEU MIGUÉ (Grande especialista no assunto)
http://fotolog.terra.com.br/bomevelho:A

Giannini True Reverber 1966
Fabricado entre 1966-1968 - possui entrada 1 e 2, Brilho, Volume, Agudos, Graves, Reverb, Tremolo - 50 Watts de potência. A Giannini baseou-se no Super Reverb da Fender (de 1965)!

Giannini True Reverber II

Giannini Tremendão II


AMPLIFICADORES PHELPA
Empresa fundada por Agnaldo de Oliveira e Alfredo Cavalieri, em meados dos anos 60, extinta já nos anos 70, deixou a marca na história de amplificadores e guitarras no Brasil.
No filme "Em ritmo de aventura" de 1967, podemos ver a Phelpa nas mãos de Roberto Carlos, nas mãos do seu baixista e do guitarrista (o lendário 'Gato'), que além de suas guitarras e baixo Phelpa, os amplificadores Phelpa!

Phelpa 20W



AMPLIFICADORES SONELLI
A Sonelli foi uma fábrica de instrumentos localizada em Canela/RS, que funcionou de meados da década de 60 até o final da decada de 70, quando se extinguiu devido a um incêndio em suas instalações.

Sonelli Thunderbird 40.4
Caixa 2x12 com falantes novik - 2 canais com volumes independentes, graves agudos, vol. master e 4 entradas - 5 valvulas pré amplificadoras 12ax7, 12au7 E duas 6l6. Tem 40W


AMPLIFICADORES PALMER

Palmer V - 180
Empresa fundada pelo já citado Carlos Alberto (Sossego), esse amplificador foi projetado por ele mesmo, que antes havia projetado os amplificadores Giannini True Reverber, Thunder Sound, Vali-ant, Jet Sound, Tremendão, e o Mini Mighty.

33 comentários:

  1. Olá amigo, vejo que vc postou algumas fotos dos meus equipamentos restaurados da página http://fotolog.terra.com.br/bomevelho:A . Acho legal sua iniciativa contanto que cite ou poste um link com a fonte da fotografia.
    Se não for pedir demais faça isso!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi seu Migué, sim foi, mas lá não constava seu nome, tanto que o outro consta lá, eu o conheço pelo Orkut... MAS SEGUE O PEDIDO DE DESCULPA.
    Vou citar a fonte, e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o teu Blog.
    Se quiser copiar a foto do meu Giannini Tremendão Blackface, esteja à vontade.
    Procure no Orkut a comunidade Amplificadores Valvulados e lá no espaço dos membros, Nando Rocker.
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Nando, vou dar uma sacada!
    Seja sempre bem vindo!

    ResponderExcluir
  5. Olá,belo blog,ótima iniciativa.
    Caso queira fotos de alguns amps www.lukharp2.nafoto.net , www.lukharp.nafoto.net ou lá no orkut lukharp.......pode utilizar-se das fotos.
    Mas eu modifico a maioria dos amps,tem sempre o antes e o depois....Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado, seu que faz muito tempo, desculpa, é que eu me desliguei desse blog da minha antiga banda, daí não vi as notificações, para minha surpresa muitos comentários, kkk. Parabéns pelo seu equipamento e flog!

      Excluir
  6. Cara.. tem que incluir nessa os CS sound
    eu tenho 2 heads deles um de 100 outro de 200 wats sao baseados em marshall. outra coisa é que tenho muito poucas informacoes sobre eles. só sei que o dono da fábrica se chamava carlos, vulgo carlinhos da sound, ou o pessoal confundia com o Carlos Alberto (sossego) abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thomaz, muito obrigado, faz muito tempo, desculpa a demora em responder, é que eu me desliguei desse blog da minha antiga banda, daí não vi as notificações, para minha surpresa muitos comentários. Parabéns pelo seu equipamento amp, vou pesquisar!

      Excluir
  7. Parabéns pelo seu blog...Eu tenho um Alex mod 1004 e estou restaurando...Será que alguém por aí tem o esquema?...Abraços a todos e até breve....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, showa, sei que faz muito tempo, desculpa a demora em responder, é que eu me desliguei desse blog da minha antiga banda, daí não vi as notificações, para minha surpresa muitos comentários. Parabéns pelo Alex, eu gostaria de ter o esquema do amp, mas não tenho!

      Excluir
  8. Ah, eu mando depois a foto para vc...Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Gostei desta página, parabéns.
    Falando em amplificadores Palmer, aqui em paulínia, região de Campinas, tem uma loja de antiguidades que tem 4 à venda. Pertenceram a um grupo musical do fim dos anos 70, Tarântulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Ricardo, desculpa a demora em responder, é que eu me desliguei desse blog da minha antiga banda, daí não vi as notificações. Maravilha Palmer!

      Excluir
  10. TENHO UM ALEX ACONCAGUA INTEIRO E PARA BAIXOS VALVULADO SE ALGUEM TIVER INTERESSE ESTA A VENDA,ELE TEM 40 WATS ,OBRIGADO

    ResponderExcluir
  11. tenho um AMPLIFICADOR VALVULADO ACONCAGUA 1963.. Para Contra Baixo! interessados ligar 062 84945092

    ResponderExcluir
  12. Toquei com o true reverb giannini nos anos 60 nos bailes da vida. head room alto. Eu gostava mais dele do que do tremendão..

    ResponderExcluir
  13. muito legal , parte da nossa história....Rock.

    ResponderExcluir
  14. Excelente matéria! Eu Tive, na adolescência, hoje estou com 65 anos, um amplificador Ipame, que era de madeira e com rodinhas. Seria possível me enviar a foto? Meu tel 21 999622230 profjair@gmail.com Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Jair! Desculpe a demora, estou há anos sem postar neste blog. Eu gostaria de poder ter um Ipame algum dia, faz parte da história de muitos conjuntos brasileiros. Com rodinhas não não vi esta foto ainda, meu caro. Boa sorte!

      Excluir
  15. Muito legal seu blog. Na decada de 60 tinha um phelpa 40 watts cpm reverber de mola e uma guitarra giannini super sonic na cor sunbuster. Pena que me desfiz de ambos. Agora cpmo hobby tenho yma tagima tg530 na mesma cor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Sou de outra geração, mas que ama quem vivenciou e pode usufruir dessas equipamentos, mesmo sendo considerados "precários" hoje, são "CULT" característica de um tempo!! Abração!

      Excluir
  16. Boa noite, meu velho, tudo bem? Então, talvez você nem leia meu comentário, mas de qualquer forma, vou escrever.
    Meu nome é Fernando, e eu já conhecia seu blog anteriormente e vendo os amps aqui, eu acabei adquirindo um Phelpa, é um amp excelente. Eu comprei um amp Giannini Duovox 50G, que é um combo, algum desgraçado removeu o painel frontal onde vão os Knobs e substituiu por uma coisa que no mínimo devo dizer que é um trabalho porco!
    Eu gostaria de te perguntar se você conhece alguém que vende esses 'plates'/painel. Esses tempo eu vi no ML um cara vendendo a carcaça de um Duovox 50G, mas não tenho o contato dele. Cara, se souberes de alguém que vende ou faz essas peças, por favor, me avise pelo Whatsapp? (54) 9 9993 3592.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  17. oi... uma boa tarde.... meus amigos. Pois falando em amplificadores eu tenho um esquema do palmer trasistorisado p 500 g.... e outro p300g. E tambem tenho o esquema do sonelli modelo tunderbird... tipo 40\4... se nao me engano e de 50wats

    ResponderExcluir
  18. eu sou david rodrigues lima.... que escreveu o testo acima. moro em nova palma.... rio g. do sul.
    meu telefone 055 996968831

    ResponderExcluir
  19. Sou Luís Canuto hj moro em Goiânia, mas sou de Barretos-SP onde em 31 de outubro de 1.967 iniciei o primeiro serviço, com meu irmão José Fausto e mais 2 amigos irmãos tbm, o "Conjunto The Beat Stones" agora denoninada "Banda Beat Stones" em franca atividade, daqui à 2 meses completam 53 anos de teimosia com o mesmo nome. As primeiras Guitarras foram as Giannini Supersonic e os amplificadoes os famosos Phelpas 40 wats, depois Tremendão, Thunder Sound, depois os Palmer os primeiros com controles deslizantes, conheci o pessoal todo da Palmer pois comprei na época 3 aparelhos Para (Gitarra, Baixo, Teclado, 4 caixas de voz com pedestal, Potência e Mesa de Som de 9 canais)direto da fábrica na Capote Valente, Mudei para Goiânia em 1.992 e continuo até hj com a Banda e gostei demais deste blog pq sou ainda mto saudosista e ainda quero encontrar uma Supersonic anos 60 e um Phelpa 40 wats da época, meu telefone é 62-985737439 quem souber e quizer me informar agradeço demais, abraços à todos os saudosistas como eu

    ResponderExcluir
  20. Olá, alguém se lembra do amplificador Mustang? era nacional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, era?nacional com 50w e o comercial nas radios falava alto falantes especiais e " vibrato com celula fotoeletrica... - um ldr e uma neon num oscilador com controle de velocidade e intensidade... Todos os que conheci Fender e os Giannini valvulados com 6L6 na saida usavam isso... Abç.

      Excluir
  21. Ola a todos, sou Carlos Henrique, de Juiz de Fora MG, tenho ainda um True Reverber e ate o final de 2019 estava ativo tocando em bailes flash back - nao usando este mas um Peavey KB 60 na guitarra.... Tive uma Super Sonic ha 50 anos atras e uma Alex " Brucutu " da qual so tenho uma foto... O covid infelizmente deu uma parada na banda e resolvi nao continuar, embora tenha entrado para o conservatorio local para aprender teoria e flauta transversa - ja que tenho o instrumento... Abç a todos !

    ResponderExcluir
  22. Alguem do grupo teria o esquema eletrico do pedal Sound II ua ua, sirene e distorçao ? Tenho um e nao consegui por toda a fiaçao no lugar, troquei as chaves de acionar com os pes por chaves novas e adequadas, se alguem puder ajudar... Abç

    ResponderExcluir