segunda-feira, 8 de junho de 2009

Nordeste Independente?!

Nossa experiência fora do NE!

Eu fico imaginando o(s) motivo(s) que inspiraram a Bráulio Tavares, e Ivanildo Villanova a compor os versos da canção abaixo!
Eu lembro da primeira vez que nós da The Bluz fomos tocar no Sudeste do Brasil, mais especificamente para a capital paulista, tocar num festival de Rock, e em mais alguns shows pelo interior... fomos de ônibus Itapemirim, e foi uma das viagens mais divertidas que fizemos. Mas enfim não vou dizer que fomos mal recebidos nesse estado maravilhoso (JAMAIS), porém foi um pouco constrangedor a forma com que muita gente ficava admirada quando dizíamos ser uma banda de Blues Rock de Caruaru, Pernambuco... "Mas lá não só tem forró, 'Calypso', e repentistas?"... "Vocês são daquele sertãozão?!"... "Não entendo como vocês conhecem tudo isso!" eheheheheeh... frases desse tipo nunca esqueço!
Depois voltamos outras vezes, para várias apresentações, inclusive para o Sul também... claro que para nós é sempre bom cruzarmos um país tão grande, para nos apresentarmos e levar nossa mensagem!

Inconformação

Mas gostaria de chamar a atenção aqui (sem recentimentos, nem ofenças a ninguém, e nem a nenhum povo), para o quanto nós que vivemos na região Nordeste somos desdenhados, desacreditados, e como muitas coisas são difíceis para nós, em especial nós artistas, sobretudo músicos, porém a nossa riqueza cultural (por que não dizer material também?) vai além das nossas dificuldades!

O "poder" da mídia divide o Brasil e atrasa o NE?!

Uma das maiores dificuldades, na minha opnião, eu associo e atribuo, a questão da mídia ser centralizada em apenas duas cidades do Sudeste, acredito que em especial a Televisão, apesar do advento da Internet, foi e continua sendo um dos grandes elos de desenvolvimento para uma região, um povo, devido ao seu grande poder de alcance, principelmente na formação de opniões.
Por que temos que "tentar a sorte" em outra região que não a nossa, ou ficarmos mendigando espaço na mídia do eixo?
Onde estão os velhos tempos, em que se algum grande cantor, ou grupo nacional ou internacional, quisessem aparecer e ter destaque aqui, tinham que passar pela TV Jornal do Commercio em Recife, que possuía na época uma das mais modernas e bem projetadas instalações físicas da América Latina, além de bons profissionais?

A Sun Records nordestina!

Como faz falta também os tempos da fábrica de discos ROZEMBLIT, primeira gravadora de discos de vinil a funcionar fora do eixo Rio-São Paulo, Fundada em 1954.Entre 1959 a 1966, chegou a ter 22% do mercado nacional e 50% do regional o mercado brasileiro de discos, sendo uma das mais bem equipadas do país, com um grande e moderno estúdio, e chegou a ter filiais no Rio, São Paulo e Porto Alegre. Por ela passaram grandes artistas, do Frevo ao Rock, do baião a Jovem guarda, a exemplo de: Capiba, Tom Zé, Zé Ramalho, Marconi Notaro, Bobby di Carlo, Claudionor Germano, Elis Regina, Ascenso Ferreira, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Jorge Bem, Jackson do Pandeiro.
Devido a várias várias enchentes, seu acervo e seu maquinário foi praticamente destruido, fazendo assim fechar no início dos anos 80!

Enfim...
Acredito que, como conta a história, fatores econômicos, entre outros contribuíram para tudo ser como é atualmente, e claro que isso não deve ser ignorado, mas também acredito que também por questões politicas... e talvez até tenham haver com a emissora "que manda no Brasil", e que tanto faz "CARICATURAS" distorcidas e equivocadas do povo do nordeste!

Seca e fome!

Os números não mentem, é verdade, há muita fome, miséria, analfabetismo, seca, mas há também muita riqueza, graças a Deus, há muito desenvolvimento, há muitos mitos da história brasileira e cultural (há que admita que os maiores saíram daqui), hoje é a região que já consome mais que a região Sul, segundo dados recentes!
Também temos muito mais que belas praias pra mostrar ao mundo...

Um dos maiores problemas que vejo nisso tudo é generalizar, e exagerar, distorcer informações sobre um povo, até comparo com o problema do preconceito racial, mas que quanto mais são perseguidos, discriminados, também ganham uma força especial para superarem todas adversidades, e assim é o povo do Nordeste!


Há quem acha que o Nordeste é só isso!


Há quem não conhece... Recife!



Caruaru uma das cidades que mais crescem!


OS AFRO-AMERICANOS, VÍTIMAS DE PRECONCEITO, ESQUECIDOS POR ALGUNS, CRIARAM O BLUES... O QUE DIZER DO BLUES FEITO POR NORDESTINOS?!QUALQUER DIA ASSISTAM UM SHOW DA THE BLUZ!


Nordeste independente
Composição: Bráulio Tavares / Ivanildo Villanova
Já que existe no Sul esse conceito que o Nordeste é ruim é sempre ingrato
Já que existe a separação de fato é preciso torná-la de direito.
Quando um dia qualquer isso for feito todos vamos lucrar imensamente
Começando uma vida diferente da que a gente até hoje tem vivido
Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente

Dividido a partir de Salvador
O Nordeste seria outro país
Vigoroso, leal, rico, feliz
Sem dever a ninguém no exterior
Jangadeiro seria o Senador
O caçador de roça era o Suplente
Cantador de viola o Presidente
O vaqueiro era o líder do partido
Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente

Em Recife o distrito industrial
O idioma ia ser nordestinense
A bandeira de renda cearense
Asa Branca era o Hino Nacional
O folheto era o símbolo oficial
A moeda o tostão de antigamente
Conselheiro seria o inconfidente
Lampião o herói inesquecido
Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente

O Brasil ia ter que importar
Do Nordeste algodão, cana e caju
Carnaúba, Laranja e Babaçu
Abacaxi e o sal de cozinhar
O arroz o agave do lugar
O petróleo , a cebola, a aguardente
O Nordeste é alto suficiente
Seu lucro seria garantido
Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente

Se isso aí se tronar realidade
E alguém do Brasil nos visitar
Nesse novo país vai encontrar
Confiança, respeito e amizade
Tendo o pão repartido na metade
Tem o prato na mesa, cama quente
Brasileiro será irmão da gente
Vá prá lá que será bem recebido
Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente

Eu não quero com isso que vocês
Imagine que eu tento ser grosseiro
Pois se lembre que o povo brasileiro
É amigo do povo português
Se um dia a separação se fez
Todos dois se respeitam no presente
Se isso aí já deu certo antigamente
Nesse exemplo concreto e conhecido
Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente (3x)
Imagine o Brasil ser dividido...
. . . O povo já não é tão besta

Nenhum comentário:

Postar um comentário