terça-feira, 30 de março de 2010

GUITAR HERO - LARRY CARLTON

Como anunciei aqui antes, sempre terémos uma postagem com algum grande guitarrista, tendo como prioridade os menos conhecidos do grande público que geralmente não gosta muito de "garimpar" e sim de escutar os mais "manjados" e que estão mais nos holofotes.O guitar hero da postagem anterior foi Betinho, o primeiro guitarrista a gravar um rock em português com guitarra elérica no Brasil em 1957.

Agora trago para vocês outra das minha grandes influências guitarrísticas...   LARRY CARLTON!
 
Nascido em 1948 na California, Carlton deu início a sua carreira ainda nos anos de 1960 influenciado por Wes Montgomery, Barney Kessel e B. B. King, e em 1969 gravou seu LP de estréia, "With A Little Help From My Friends", ao longo de sua carreira tornou-se um grande nome do Jazz Fusion, Rock e Pop. 
Mas além de tocar e cantar em seus própios albuns (excelentes por sinal), Carlton é também conhecido como um dos maiores músicos de estúdio de todos os tempos, tendo várias gravações em discos de sucesso nas décadas de 1970 e '80, gravou com Michael Jackson, Quincy Jones, Joni Mitchel, Billy Joel, etc.
Gravou um disco antológico com Steele Dan com o qual teve seu seu solo na música "Kid Charlemagne" do disco "Royal Scam" considerado o 3º melhor solo de guitarra já gravado na história pela revista Rolling Stone.

Destaco o primeiro disco solo de David Gates do Bread, no qual classifico como um dos melhores discos que já ouvi em minha vida, o solo em "Do you believe He's comin'" que com sua característica inconfundível de ir acrescentando Wah-Wah no desenrolar do solo que  é simplesmente fenomenal, transcendental, uma viagem interior... sem palavras!!!



Nos anos '70 ainda tocava com The Crusaders grupo de Jazz Rock, nos anos seguintes seguiu com vários trabalhos, entre els em parciria com outros grandes guitarristas e exemplo de Lee Ritenour, Steve Lukather, Roben Ford fazendo várias tournes incluindo Japão.

EQUIPAMENTO

Também conhecido como Mister "335" por conta de usar esse modelo de guitarra da Gibson, que lançou seu modelo signature escrito "Mr. 335".

Em seu set up além da ES-335 de 1968, ele tem uma rara Fender Telecaster de 1951, Fender Stratocaster 1963, Les Paul Gold Top 1957 e Valley Arts Guitar edição limitada também com seu nome.
Nos anos '70 usava MXR Distortion+, MXR DynaComp, eco de fita Echoplex e amplificador Fender Princeton Reverb.

Atualmente usa amplificadores Dumble Super Overdrive, Blues Driver Overdrive Boss, DD-3 Digital Delay, pedal de volume ShoBud, Dunlop Cry Baby, mais um sitema inusitado com dois monitores JBL para um sinal de reverb digital dos sends auxiliares de uma mesa Mackie."Desse jeito o som da minha guitarra sai seco do Dumble, e com efeito pelos JBL.É como mixar um canal no estúdio." Segundo ele mesmo definiu.

 Fotos do equipamento: www.larrycarlton.com/gear.html


Por Joanatan Richard

Um comentário:

  1. Realmente 'Do You Believe He's Coming'' é um dos melhores solos que já ouvi na vida. Esse disco do David Gates é melhor do que todos do Bread, apesar desse disco ser um 'Bread' disfarçado né...

    ResponderExcluir