quinta-feira, 10 de junho de 2010

PRODUÇÃO E DIREÇÃO NO ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO

Importância da produção 
Muitas vezes o estúdio de gravação pode parecer um labirinto sem saída para principalmente quem nunca gravou antes, nesse caso a presença de um produtor/diretor faz toda a diferença.
Mas, mesmo músicos lendários e experientes preferem contar com um produtor, pois o que seria dos Beatles sem George Martin, Jimi Hendrix sem Eddie Kramer, U2 sem Steve Lillywhite, Daniel Lanois e Brian Eno?
Imaginem Os Mutantes, Caetano Velozo, Gil, Gal Costa e o movimento da Tropicália sem o maestro Rogério Duprat e Manoel Barenbein ou mesmo algumas bandas do Pop nacional e da MPB atual sem um Tom Capone, Pena Schmidt, Liminha?!
                                   O "velho" George Martin por trás... de olho no serviço!


Mas e o custo final do projeto?!
Muitas vezes bandas ou cantores em geral evitam incluir o "produtor" no orçamento da gravação (que muitas vezes já é restrito e bem limitado) como forma de economia, porém como diz o ditado as vezes "o barato pode sair caro", já conheci casos em que bandas resolveram encarar a produção que inclui diga-se de passagem: Arranjos, escolha do melhor repertório, análize de letras, as melhores tonalidades, melhores timbres, além de obter a melhor performance, interpretação dos músicos envolvidos, etc.
E muitas vezes mais que todos esses elementos somados a concepção e visão do produtor farão toda a diferença, e mesmo quando a banda já tem essa concepção amadurecida o produtor vai faze-la aparecer mais ainda com todos os meios possíveis!

                                 Produtor Joanatan e o compositor Gundo durante gravação

Nenhum comentário:

Postar um comentário