domingo, 13 de março de 2011

Jornal Vanguarda destaca o Garanhuns Jazz


Um festival surpreendente
  
Por Wagner Gil
Quem foi à Suíça Pernambucana para fugir das comemorações momésticas e curtir o Garanhuns Jazz Festival ficou emocionado com o que viu durante os três dias na Cidade das Flores: shows empolgantes, artistas simpáticos e em contato com o público e muita segurança. Aliás, pelo quarto ano consecutivo, o Garanhuns Jazz Festival não tem uma ocorrência policial registrada no foco do evento. O resultado de tudo isso foi comemorado pelos amantes do jazz, do blues e da música de qualidade em geral, com o anúncio do prefeito da cidade Luís Carlos Oliveira. "Em 2012 teremos um dia a mais. Ao invés do festival terminar na segunda-feira, iremos até a terça", disse o prefeito, para alegria geral do público e músicos presentes.

Abrindo a programação do festival, subiram ao palco, no sábado, o Grupo Afro Estrela, de Garanhuns; Don Angelo Jazz Combo e Artur Philipi, ambos de Pernambuco. Eles se apresentaram com o norte-americano Atiba Taylor, num grande show de jazz. Na sequência foi a vez de Quinteto Violado fazer uma homenagem a Luís Gonzaga em sua apresentação. Encerrando a última noite, a atração mais esperada: Andreas Kisser, do Sepultura. O artista subiu ao palco acompanhado do cearense Artur Meneses, grande revelação do festival e da Up Town Band. Eles fizeram uma apresentação memorável até as 2h30 da madrugada, deixando o público emocionado. 

No domingo, foi a vez do carioca Robertinho Silva. Ele se apresentou com os garotos do grupo Batuque de Garanhuns, que há quatro anos pesquisam os ritmos do Estado. "Ele também nos ensinou a improvisar novos instrumentos, como as tampas de lata nos joelhos e o próprio corpo", disse Cristal Notaro, que coordena o projeto. Logo em seguida foi a vez do grupo de Recife, Sonoris Fábrica, apresentar uma fusão de jazz com ritmos regionais.

A tão esperada noite da guitarra reuniu feras do blues: Big Joe Manfra, Igor Padro, Fernando Noronha, Joanathan Richard (The Bluz), além do norte-americano Carlos Johnson, que fechou a noitada com chave-de-ouro. "Estou emocionado em participar desse festival. Realmente o Brasil tem excelentes músicos e o blues vem crescendo", disse Johnson. "Um show impecável, digno de tirar o chapéu", disse o administrador de empresas Roberto Raudinei Levandoswisk.

A surpresa estava reservada para a última noite do Garanhuns Jazz. Depois da abertura com a Banda de Pífanos Folclore Verde, aconteceu o tão esperado encontro de gaitista com os cariocas Jefferson Gonçalves e Flávio Guimarães, além do pernambucano Jeovah da Gaita, o grande homenageado da noite. "Fizemos um festival com amor. Muita dedicação de todos os envolvidos, desde os artistas ao mais simples funcionário da produção", disse Giovanni Papaléo, o curador do evento.

Em 2012 haverá a volta das apresentações durante o dia no Parque Pau Bombo, além de mais oficinas e workshops. "Teremos também um exposição fotográfica do jornalista Wagner Gil, que cobriu os quatro anos do festival", finalizou Papaléo.


FONTE: www.jornalvanguarda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário