segunda-feira, 20 de julho de 2009

Avaliando o show de Val Tomato & The Bluz



Gente, graças a Deus e ao nosso esforço conjunto com a Nova Music, La Maison e a Bends, a apresentação do gaitista de Blues Val Tomato com a The Bluz foi sensacional, muito obrigado ao grande número de pessoas que compareceram e prestigiaram o evento!
Eu fiquei com a "alma lavada" por vários motivos, por ser uma boa resposta para nós da The Bluz, e para quem talvez ainda não acredite no potencial do nosso povo, na nossa cultura e diversidade.
Val Tomato detonou, em uma noite muito inspirada, de muito feeling, grande bom gosto ao cantar, tocar gaita, interagir com o público e principalmente por ser uma pessoa maravilhosa!
Sei que ainda há muito o que fazer no sentido de construir (ou mesmo reconstruir) a cena musical da cidade, e porque não dizer do NE, a exemplo do bom trabalho do produtor Giovanni Papaléo se tratando do Blues e do Jazz.

Caruaru está crescendo muito, é uma das principais cidades médias do país, porém para crescer mais tem que abrir-se o leque cultural de uma maneira geral, nos eventos relacionados a música, na educação musical.
Sei que não devemos abandonar as tradições, mas também não podemos ficar apontando só para elas, tem que haver democracia, coisa que nos últimos anos nenhuma gestão de governo teve sequer noção de como faze-la valer para músicos, bandas ou cantores de outros gêneros musicais, se promovecem festivais, eventos alternativos, etc. Até agora somente o mês de junho fomentou algo nos últimos anos, só que voltado apenas para música regional (e olhe lá!), se não houver uma troca de informações, opções, vai estagnandos-se tudo, virando um marasmo.
Por outro lado volto a tocar o mesmo disco, o público caruaruense tem que aprender a valorizar a boa música, e todos os trabalhadores envolvidos: Músicos, produtores, roadies, técnicos de som e tudo o mais!
Temos que metar na cabeça que nada vem fácil nem de graça, quanto melhor o espetáculo mais tem que ser gasto, mais tem que ser investido... e consequentemente deve-se pagar o devido valor pelo ingresso, pelo couvert, etc!
Certo dia num programa esportivo local comentou-se a falta de apoio da torcida do Central Sport Club, todo mundosabe cobrar um bom jogo, boas contratações, resultados, mas na hora de pagar pelo espetáculo ninguém o faz... Até quando isso aqui em nossa cidade?!

Até quando as pessoas vão nos encontrar por acaso na rua, e vão pedir nosso CD, ou uma camiseta da banda, puxa gente, nada vem de graça, nada é tão fácil, ainda que fosse, vivemos em um país que investe quase nada na educação, nem na cultura, os músicos daqui (em especial no NE) não são só músicos, são lutadores por uma causa, são militantes da cultura... isso vale até uma frase da atriz Cassilda Becker! "Não me peça para eu dar de graça a única coisa que eu tenho pra vender (para sobreviver)".


Os meninos do conjunto com Val Tomato



Val, Joanatan, Dr.Gaudêncio e Sra. Solange

Um comentário:

  1. Concordo, amigo. O Show foi 10 não só pela banda, pelo convidado, pela boa qualidade de som, mas também pelo investimento financeiro que tornou tudo possível. A cultura em relação ao investimento em música de qualidade deve ser de parceria entre a banda e seu público, já que ambas formam esse universo que tanto amamos. Você e a The Bluz são desbravadores e semeadores dessa noca cultura em Caruaru e no Nordeste. Longa vida, amigo. Votos de Saúde e Paz!

    ResponderExcluir