quarta-feira, 22 de julho de 2009

Deus e o Rock!

Muitas vezes já ouvimos muita gente falar nesse assunto um tanto polêmico, já que envolve fé e cultura, e cada um tem direito a pensar, ou ter a fé que quizer!
A primeira vez que ouvi sobre essa "temática", devia ter uns 16 anos de idade, atravez de uma música gravada em 1975 por Raul Seixas, na qual ele afirma que "o diabo é o pai do Rock"... isso de alguma forma me chocou, e ao mesmo tempo dava um clima de provocação, contestação.
Com o tempo, e algumas experiências, eu passei a conhecer melhor sobre Deus, em busca de paz interior, e até mesmo de respostas para minhas dúvidas e questionamentos existenciais.Depois de passados alguns anos, passei a acreditar e perceber que o diabo não cria nada, mas destroi, disvirtua, inverte, engana, e nem interessa tanto saber os motivos que levaram Raul a escrever aquele letra, por outro lado ele tem muitas letras que mostram o caminho oposto, a exemplo de "Tente outra vez... tenha fé em Deus, tenha fé na vida".

Elvis com alguns Bluesmen

Tendo tudo isso como base, vejo que o preconceito contra o Rock é mais uma questão cultural, e mais, se voltarmos na década de 50 nos Estados Unidos, onde o Rock foi criado e foi evoluindo ao longo dos anos, verémos toda a corrente de preconceitos raciais (especialmente no Sul), e de certa forma como isso também influenciou profundamente a condenação ao "Rock" pela maioria da população, por ser música de negros, muitas vezes induzida pela opnião isolada de alguns Pastores ou Padres, ou quem quer que fosse, não quero dizer aqui que o Rock num contexto geral era um berço de santidade, longe disso, porém defendo o Rock como manifestação cultural importante, inclusive ajudando a mudar o quadro de segregação racial nos anos 50, unindo classes sociais e raças num só local, nesse ponto Elvis Presley um branco estourando mundialmente com músicas escritas por negros, eles mesmo não entrariam facilmente na mídia "branca", dententora de prestígio e poder para influenciar toda (e também várias) uma geração!

Chocante para (alguns) naquela época: Elvis e B.B King


Hoje temos muita liberdade para criar, expressar nossa arte, e escolher estilos, ritmos, gêneros... E por que não Rock com temática Cristã, por que não falar e escrever sobre o que é bom, saudável, que traga esperança, alegria, Paz, harmonia e fraternidade?!

Rosco Gordon e Elvis

Um comentário:

  1. Amigão muda o crédito aí, quem está na foto com o Elvis é o brook benton! grande abraço!
    Farrell

    ResponderExcluir