sábado, 22 de agosto de 2009

JABÁ, A HISTÓRIA... GREATEST HITS! Parte II




A LEI
Comissão aprova lei que torna jabá um crime!

O projeto de lei que torna crime a prática de jabá (execução de música em rádio ou TV mediante pagamento do artista ou da gravadora) foi aprovado ontem pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Apresentada em 2003 pelo deputado Fernando Ferro (PT-PE), a proposta já havia sido aprovada também nas outras duas comissões designadas para analisá-la (Educação e Cultura; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática) e deverá seguir agora para votação no plenário da Câmara.

O projeto torna o jabá um crime, com penas que variam de multa a detenção de um a dois anos, além da cassação da emissora que receber o dinheiro para colocar uma música no ar. Podem ser responsabilizados radialistas, apresentadores, produtores, gerentes de marketing ou qualquer profissional que tenha participado da negociação. Conhecida também como "jabaculê", a prática é comum, especialmente nas rádios, mas ocorre também em programas de televisão.
O deputado diz esperar agilidade na tramitação do projeto. "Estamos caminhando para desvendar os segredos que envolvem as relações das empresas de comunicação com a divulgação da cultura brasileira. Esperamos celeridade na aprovação do projeto para inibir esses procedimentos escusos", afirmou Ferro, por meio de sua assessoria de imprensa.
Fonte: Folha de São Paulo



O CUSTO DO JABÁ Por Leoni

"Essa também foi a razão do CD, que como produto é mais barato que o vinil, ter ficado tão caro. Imagine que você tenha que divulgar um artista de grande porte e que, só na rádio, você vai “investir” R$ 500.000,00. Se a previsão de vendas é de 500 mil discos a “promoção” já encareceu um real cada exemplar. Se pusermos em cima disso o lucro do vendedor (mais um real) e impostos, o CD tem que custar R$ 2,50 a mais, pelo menos. Mas quantos CDs vendem essa quantidade? Os que vendem têm que pagar pelos que não vendem. Como eles acertam um em cada dez a conta vai ficando salgada."

Fonte: "Diário de Bordo" http://www.leoni.art.br (Leoni é cantor, compositor, músico)

COMENTÁRIO DE INTERNAUTA SOBRE ESTÁ FORA DO EIXO:

"Oi Leoni e amigos do diário de bordo, Este assunto esta cada vez melhor, quando eu comecei a me interessar por música no início dos anos 90 eu ouvi muita gente da geração 80's dizer que na década de 80 era muito mais facil fazer sucesso com música pop no Brasil, por causa do interesse das Majors nas novas bandas que surgiam aos montes em cada esquina, pra ser mais preciso em cada garagem, O Leoni é muita mais indicado pra falar disso que eu, e eu sempre me ressenti em relação a isso e tbm ao fato de morar longe do eixo Rio e São Paulo, pensava... " Como vou fazer sucesso se não moro no Rio, não conheço ninguém das rádios, etc" hj tenho uma visão de carreira muito diferente dessa época, não penso mais no sucesso cheio de glamour e milhares de fãs, viver da minha música ja é muito bom, e é aí que eu quero dizer que a democratização que a net nos trouxe Faz um músico como eu que moro em Itabirito ( 50km de BH) ter chances de divulgação do meu trabalho como nunca imaginei, alguém conhece a Mallu Magalhães? Não sei se no caso da Mallu ouve algum tipo de jabá no myspace, mas se não ouve, ela e outros artistas novos são a prova viva que o jabá, gravadoras e as rádios já estão demodê. parabéns pelo texto Leoni, abs."

www.myspace.com/aureolopes Itabirito (MG)


COMENTÁRIO DE OUTRO INTERNAUTA:

"Leoni, existe sim o Jabá pta TV e posso afirmar que ele é bem salgado! Tenho uns amigos aqui em SP que estão começando com uma banda com um som muito interessante e honesto... Já tem clipes na mtv e recentemente receberam um convite pra participar de um programa de tv que passa aos domingos onde o apresentador é gordo (não cito nomes...rs) mediante pagamento de R$ 100 mil reais por uma musica no seu mega-power-ultra horário nobre... vale a pena? sinceramente não sei... mas na época do Chacrinha e do Perdidos na Noite... vc participou dos 2... não rolava jabá?"

Alê Borges São Paulo (SP)


RESPOSTA DE LEONI:

"Alê, dessa eu não sabia mesmo. Não vale a pena gastar essa grana se a idéia é construir uma carreira. Outro dia fui abordado na academia de ginástica por um professor que é amigo de uma galera de Fortaleza que tem uma banda e que veio para o Rio tentar a sorte. Eles acabaram no Faustão apadrinhados pelo Marcelo Antonny. Tiveram uma ótima exposição e nada aconteceu depois. Tanto que estavam querendo a minha ajuda. Eu os aconselhei a entrar aqui no site e acompanhar as Dicas de Sobrevivência.

Talvez se você for grotesco - tipo um menino de 7 anos que canta ópera - ou muito popular esse tipo de exposição possa ser uma catapulta para uns 15 minutos de fama, mas não para uma carreira.

Ir no Faustão, para um artista conhecido, ajuda muito a vender show durante uns três meses."



ENTREVISTAS REVELADORAS

Trecho de uma entrevista publicada no http://radiobaseurgente.blogspot.com feita pelo jornalista Rodney Brocanelli, com Roberto Miller Maia, ex-diretor da rádio Brasil 2000:

"Não existe o estar pagando para tocar, mas existe um acordo de cavalheiros. Como o U2 está dando ao ouvinte da rádio uma oportunidade de uma promoção que leva o sujeito para Miami, em contrapartida tem que se mostrar o trabalho dos caras. Por que uma banda fica famosa? Tem sempre aquele trabalho de marketing. Por mais que uma banda seja brilhante ou excelente alguém precisou falar sobre ela, instigar as pessoas a gostarem daquilo. E também existem as armações, que não duram nada. Se a banda for ruim, não vai adiantar. Tem que existir um mínimo de talento, de empatia com aquele grupo de pessoas a quem você vai oferecer esse produto. Isso tudo deveria ser uma coisa mais clara, ficou uma coisa obscura durante todos esses anos. Se tudo fosse às claras, não existiria corrupção."

Confiram aqui outro pedaço de entrevista dada à revista Playboy, em 2006, pelo empresário Antonio Augusto (Tutinha):

PLAYBOY: Muita gente diz que você é jabazeiro (que cobra jabá).

TUTINHA: Me chamem do que quiser. Na minha rádio tem nota fiscal, tô pouco me danando. O cara para entrar no Fantástico também paga. Jabá é quando você faz ilegalmente na empresa. O que eu faço são acordos comerciais.

PLAYBOY: Que tipo de acordo?

TUTINHA: Por exemplo: hoje chegam 30 artistas novos por dia na rádio. Por que eu vou tocar? Eu seleciono dez, mas não tenho espaço para tocar os dez. Aí eu vou nas gravadoras e para aquela que me dá alguma vantagem eu dou preferência.

PLAYBOY: Que vantagem?

TUTINHA: Se você tem um produto novo, você paga pra lançar. Era isso o que eu fazia. Eu tocava, mas queria alguma coisa. Promoção, dinheiro. Ah, bota aí 100 mil reais de anúncio na rádio. Me dá um carro pra sortear para o ouvinte. Mas hoje não tem mais isso. As gravadoras não têm mais dinheiro. O que pode existir é o empresário fazer acordo. Ah, toca aí meu artista e eu te dou três shows. Ou uma porcentagem da venda dos discos.

COMENTÁRIO FEITO POR LEITOR:

"Esta história ou estória de jabá vem desde os tempos da radio nacional. antes chico alves comprava samba no morro e dava parceria. depois vieram os programas de auditorio na tv: chacrinha, ss, raul gil, bolinha. mais recentemente as radios fm. é óbvio, não precisa nem perguntar pro tutinha, pro zurita do panico, pro gugu, que para cantar lá tem que pagar o pedágio ou alugar o espaço. se é transação comercial pode até ser legal, mas é imoral. empurram goela abaixo dos desavisados uma variada gama de abacaxis, cacas, sertanejos, pagodeiros, tudo de enésima categoria. vc mexe o dial das rádios e parece que o ponteiro tá paralisado. as mesmas músicas, os mesmos músicos, a mesma praça, o mesmo jardim. cadê caetano, gil, chico, calcanhoto, bethania, gal, ivan, gonzaguinha, djavan, milton nascimento, alguns pesos pesados da nossa música? onde eles tocam? no entanto, depois do que li na entrevista do tutinha vou continuar longe destas rádios de secos e molhados. A prova do jabá agora é nota fiscal. Uma simples averiguação na contabilidade fajuta das tvs e rádios e teremos os campeões do jabá."

Felipe, leitor de outro blog

Um comentário:

  1. POXA CARA ACABEI DE FALAR COMO UM PRODUTORA E VER POSSO POR MINHA MUSICA NAS RADIOS, SABE O QUE ELES ME DISSERAM QUE TEM QUE PAGAR MUITO CARA E POR A MUSICA PARA TOCAR NAS RADIOS CROWLEY E SABE QUANTO ISSO CUSTA CADA UMA 20.000 REAIS CADA UMA SAO PAULO É MAIS CARO E PROGRAMA DE TV SE TIVER NA CROWLEY NAO ENTRA NEM PAGANDO.... GUGU 10 A 15 MIL REAIS FAUSTAO DE 40 A 60 MIL E ASSIM VAI... ME DISSE QUE PARA PIPOCAR TEM QUE GASTAR EM MEDIA 3.000.000 DE REAIS É O QUE GASTOU UM TAL LUAN


    ABRAÇOS

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